Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Enfoque Esportivo

Seu canal de informações e opiniões

Enfoque Esportivo

COI e Kirsty Coventry?

Kirsty Coventry, favorita para assumir o COI, pode fazer história como a primeira mulher e africana a frente do Comitê mais importante dos esportes olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional realizará eleições na próxima quinta-feira (20), na Grécia. A expectativa é que Kirsty Coventry seja eleita para a presidência do COI. Com apoio do atual presidente, Thomas Bach, a ex-nadadora surge como a grande favorita ao cargo.

Se eleita, Kirsty será a primeira mulher a comandar o Comitê e também a primeira africana – entre homens e mulheres – a ocupar o mais alto posto da entidade.

Quem é Kirsty Coventry?


Nascida em 1983, em Harare, no Zimbábue, Kirsty teve uma trajetória brilhante na natação. Apesar de consolidar sua carreira nos Estados Unidos, sempre representou seu país natal, onde é considerada um verdadeiro “tesouro nacional”.

Seu currículo olímpico é impressionante: sete medalhas no total – duas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Assim, ela se tornou a atleta feminina mais vitoriosa do continente africano nos Jogos Olímpicos.

Aos 16 anos, estreou nas Olimpíadas de Sydney 2000 e, desde então, sua carreira foi meteórica. Em Atenas 2004, conquistou seu primeiro ouro nos 200m costas. Quatro anos depois, em Pequim 2008, alcançou o bicampeonato na mesma prova.

COI e Kirsty Coventry?

Coventry se despediu das piscinas nos Jogos Rio 2016 e iniciou sua trajetória fora do esporte. Desde 2018, ocupa o cargo de Ministra do Esporte do Zimbábue e, mais recentemente, tornou-se membro do Conselho Executivo do COI.

Caso assuma a presidência, Kirsty, hoje com 41 anos, será a segunda mais jovem a liderar o COI, atrás apenas do fundador dos Jogos Olímpicos modernos, Pierre de Coubertin, que assumiu o cargo aos 33 anos.

 

Como Funciona a Eleição Presidencial do COI?

 

O mandato de um presidente do Comitê Olímpico Internacional é de oito anos, com possibilidade de prorrogação por mais quatro, totalizando um limite máximo de 12 anos no comando.

A votação é secreta e conta com a participação de 109 membros das entidades olímpicas. Entre os votantes, o Brasil tem dois representantes: Bernard Rajzman, membro do COI desde 2013, e Andrew Parsons, atual presidente do Comitê Paralímpico Internacional.

Desde a fundação do COI, em 1894, apenas nove presidentes comandaram a entidade. Um deles foi Pierre de Coubertin, que esteve no cargo por 29 anos.

O atual presidente, Thomas Bach, encerra seu mandato em 23 de junho, data em que ocorrerá a transição para o(a) novo(a) líder do Comitê.

Será que Kirsty Coventry entrará para a história? 🔥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu portal com as mais importantes notícias esportivas!

CONTATO

Copyright © 2025 Enfoque Esportivo. Todos os direitos reservados.

O seu portal com as mais importantes notícias esportivas!​

CONTATO

CATEGORIAS

CONTATO

Copyright © 2025 Enfoque Esportivo. Todos os direitos reservados.