Renato Gaúcho retorna ao Fluminense! 🟢⚪🔴
Fluminense confirma reforço no comando! Técnico chega para sua 7ª passagem e estreia no domingo

O Fluminense anunciou, nesta quinta-feira (3), a contratação de Renato Gaúcho. O novo treinador chega a sua sétima passagem pelo clube e, desde 1996, acumula mais de 200 jogos e o título inédito da Copa do Brasil de 2007.
Renato assinou até o fim desse ano com o Tricolor das Laranjeiras. Com ele, chegam também seus auxiliares Marcelo Salles e Alexandre Mendes. A apresentação da nova comissão está marcada pra hoje (4) e comandará a equipe contra o Bragantino no domingo (6).
A primeira passagem de Renato foi ainda em 1996, quando era atleta do Flu, mas machucou o joelho e não podia atuar. Sendo assim, virou “jogador-treinador”. Depois várias outras vezes ao Fluminense: 2002/03-2003-2007/08-2009 e, em 2014.
Sendo que em 2007 conquistou a Copa do Brasil pelo clube (foi um título inédito pro Flu) e a vaga da Libertadores de 2008, que chegou a final contra a LDU e por erros de arbitragem não foi campeão da Liberta também.
O elenco atual conta com Thiago Silva, que tem um histórico feliz com Renato, já que foram campeões no título de 2007. No ano seguinte, foram vice campeões da Libertadores e, se despediram do clube de forma melancólica, pois em 2008, o time acabou brigando contra o rebaixamento no Brasileirão.
Números recentes de Renato
Nos últimos anos, Renato comandou Flamengo (2021) e Grêmio, com aproveitamentos de: Grêmio: 547 jogos | 59,9% de aproveitamento
Flamengo: 37 jogos | 72,1% de aproveitamento
Fluminense: 201 jogos | 50,9% de aproveitamento
Breve análise
Renato Gaúcho era a melhor opção para substituir o demitido Mano Menezes. Dos treinadores disponíveis no mercado e com salário acessível para o Fluminense, Renato era, indubitavelmente, o melhor. Nos últimos anos, Renato é visto por jogadores e treinadores como um dos melhores e tem resultados que corroboram isso.
Ora, a quem diga que 59,9% de aproveitamento é baixo. No entanto, tudo é uma comparação, ele ter 59,9% de aproveitamento no Real Madrid seria questionável. Contudo, olhemos para a qualidade dos últimos times do Grêmio, principalmente depois da conquista da Libertadores de 2017 (sob o comando de Renato), é justo dizer que o aproveitamento é baixo?
Quando Renato teve um elenco poderoso nas mãos, ele fez um ótimo trabalho. No Flamengo teve 72,1% de aproveitamento e ficou a um escorregão de conquistar a Libertadores de 2021.
Dito isto, será que o Fluminense tem material em mãos pra ter 70% de aproveitamento?
Uma resposta