Flamengo campeão das Américas 🏆
Flamengo domina o Boca Juniors no Maracanãzinho e conquista a Champions League das Américas de Basquete

O Flamengo é campeão mais uma vez! Na noite deste sábado (19), no Ginásio do Maracanãzinho, o Rubro-Negro atropelou o Boca Juniors e conquistou o título da Champions League das Américas de Basquete 2025. Com uma atuação dominante do início ao fim, o time carioca venceu por 83 a 57 e levantou o troféu continental pela segunda vez em sua história.
Domínio absoluto do início ao fim
O Flamengo não deu chances ao adversário argentino. Desde os primeiros minutos, o time demonstrou superioridade técnica, tática e física. O destaque inicial ficou por conta de Alexey, que abriu o placar com uma bola de três e liderou a arrancada rubro-negra com 9 pontos no primeiro quarto. O time fechou o período inicial com impressionantes 30 a 13 no placar.
Mesmo com uma leve reação do Boca no segundo quarto, a vantagem do Flamengo só aumentava. O primeiro tempo terminou com 49 a 29, e o domínio seguiu inabalável na segunda etapa. No terceiro quarto, o placar marcava 60 a 45. E foi no último período que o Rubro-Negro selou o espetáculo.
Com atuação inspirada de Gui Deodato, que foi o cestinha da partida com 16 pontos, o time carioca ampliou a vantagem. Gui, inclusive, protagonizou um dos lances mais bonitos da partida ao driblar o marcador e acertar mais uma bola de três, inflamando a torcida que já entoava “Vou Festejar”, clássico de Beth Carvalho.
Além do título, o Flamengo garantiu vaga no Campeonato Mundial de Clubes, que será disputado em Singapura. Esta é mais uma conquista histórica para o basquete rubro-negro, que já havia vencido a competição continental em 2020/21, ao superar o Real Estelí, da Nicarágua.
Com a vitória deste sábado, o Brasil agora soma quatro títulos em cinco edições da Champions League das Américas: dois do Flamengo (2020/21 e 2025), um do Franca (2022/23) e um do São Paulo (2021/22).
Declaração emocionante de Gui Deodato
Após o jogo, Gui Deodato não escondeu a emoção pelo título conquistado:
— É meu terceiro ano, terceira final, até que enfim saiu o título. Estou muito feliz de estar ao lado de pessoas especiais. Estamos formando um time de caráter assustador. Confiamos um no outro nos momentos difíceis. Foi especial, estou muito feliz.
O atleta ainda destacou o papel fundamental dos companheiros Shaq Johnson e Alexey, que tiveram papel decisivo na campanha vitoriosa.
O Flamengo fez história no Maracanãzinho 🏆
Agora, a expectativa é pelo Mundial de Clubes, onde o Rubro-Negro tentará mais uma conquista internacional.