Clássico Sansão agita o Morumbis
Tricolor marca no início e segura a pressão do Santos para vencer o Clássico Sansão
O clássico São Paulo x Santos movimentou a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025 neste domingo (20), no Morumbis. Com gols de Ferreirinha e André Silva, o Tricolor venceu por 2 a 1 e conquistou sua primeira vitória na competição. O Peixe, que descontou com Tiquinho Soares de pênalti ainda no primeiro tempo, segue em momento delicado e sob o comando interino de César Sampaio.
Como foi o clássico?
Apesar do Santos iniciar trocando passes na defesa, o São Paulo foi mais eficiente e não demorou para mostrar sua força ofensiva. Logo aos 9 minutos, André Silva avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Ferreirinha, que finalizou com categoria para abrir o placar no Morumbis.
Aproveitando as falhas defensivas do adversário, o Tricolor seguiu pressionando e ampliou aos 22 minutos. Em jogada iniciada por Matheus Alves, André Silva apareceu livre nas costas de Zé Ivaldo e finalizou com precisão, marcando o segundo gol são-paulino no clássico.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Santos reagiu. Após toque de mão de Enzo Díaz na área, o árbitro marcou pênalti. Tiquinho Soares bateu com tranquilidade e diminuiu para o Peixe: 2 a 1.
O segundo tempo começou com o Santos mais agressivo. Logo nos primeiros minutos, Rollheiser serviu Tiquinho, que finalizou com perigo, mas a bola passou rente à trave. A equipe santista aumentou a intensidade, enquanto o São Paulo passou a reclamar das decisões da arbitragem. As reclamações resultaram em cartões amarelos e na expulsão do preparador físico Lucas, da comissão técnica tricolor.
Nos instantes finais, o técnico Zubeldía optou por recuar a equipe com substituições mais defensivas. O Santos pressionou em busca do empate: Guilherme arriscou de longe e Thaciano quase marcou de cabeça, mas Rafael salvou o São Paulo com uma grande defesa.
Análise do jogo
O confronto foi conquistado graças a intensidade de largada que o São Paulo impôs. Outro fator que melhorou o time são paulino foi a entrada do atacante André Silva no lugar de Calleri, que se machucou no confronto contra o Botafogo e desfalcará a equipe por 9 meses.
Pelo lado santista, é mais do mesmo. Faltou conjunto e o cara que faria a ligação do meio com o ataque. Obviamente, este cara seria o Neymar, mas infelizmente se lesionou mais uma vez e ficará por tempo indeterminado fora da equipe alvinegra.
O resultado recoloca o São Paulo no campeonato e dá uma sobrevida ao treinador Zubeldía. Ao mesmo tempo, coloca uma pressão na diretoria do Santos para contratar um novo treinador mais rapidamente.
Próximos desafios
O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira (23), contra o Libertad, pela fase de grupos da Copa Libertadores, em jogo fora de casa no Paraguai. Já o Santos tenta se recuperar no Brasileirão diante do Bragantino, no próximo domingo (27), na Vila Belmiro.