Bepe veta clássico em São Januário
Decisão do Bepe impede Vasco de mandar clássico contra o Flamengo no estádio por questão de segurança
O Bepe (Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios) negou o pedido do Vasco para sediar o clássico contra o Flamengo, no dia 19 de abril, em São Januário. A Polícia Militar alegou “riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva” para justificar a decisão.
Com a negativa, o Vasco agora precisa buscar outra alternativa. Em contrapartida, o Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo, mas que o Vasco usou para mandar o campo no Cariocão, está descartado por conta de um show do cantor Thiaguinho, agendado para o mesmo dia.
Levar o clássico para outro estado também está fora de cogitação. O regulamento exige que a solicitação seja feita com 20 dias úteis de antecedência, além da aprovação das federações envolvidas — o que já não é mais viável.
Com isso, o Maracanã surge como opção, mas enfrenta resistência. O Vasco entende que deveria ter acesso aos lucros dos bares, estacionamentos e camarotes, no entanto, o consórcio Fla-Flu, que gere o estádio, não abriu mão até o momento.
Em entrevista ao Podcast Cruzmaltino, o presidente Pedrinho afirmou que era desejo do clube mandar o clássico em São Januário, e chegou a cogitar a realização com torcida única. O Flamengo, por sua vez, se manifestou contra a possibilidade de torcida única.

📄 Confira a nota oficial do Bepe:
“A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que o comando do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) se opôs ao pedido do Clube de Regatas Vasco da Gama para que o próximo clássico entre Vasco e Flamengo, previsto para o dia 19 de abril, fosse realizado no Estádio de São Januário. A decisão se deu com base nas análises estratégicas da unidade que apontam riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva em jogos desta natureza.”