Botafogo é derrotado no Chile
O Botafogo perdeu por 1 a 0 para a Universidad de Chile e segue sem pontos no Grupo A da Libertadores
O Botafogo começou sua jornada na Libertadores com o pé esquerdo. Na noite desta quarta-feira (2), o Glorioso foi derrotado por 1 a 0 pela Universidad de Chile, no Estádio Nacional, em Santiago. O único gol da partida foi marcado por Lucas di Yorio, deixando os chilenos empatados com o Estudiantes no Grupo A, enquanto o Alvinegro segue sem pontos, ao lado do Carabobo.
Apesar de dominar a posse de bola no primeiro tempo, o Botafogo criou poucas chances. A primeira grande oportunidade foi dos donos da casa, aos 12 minutos, quando Léo Fernández deixou Altamirano na cara do gol, mas o meia desperdiçou. O Glorioso respondeu aos 27′, com Santi acionando Igor Jesus, que finalizou para defesa de Castellón.
Na segunda etapa, a Universidad de Chile voltou mais perigosa e abriu o placar aos 14′. Em contra-ataque rápido, Sepúlveda lançou Guerra, que fez o pivô e serviu Di Yorio, livre para bater na saída de John. Quatro minutos depois, os chilenos até balançaram as redes novamente, mas o árbitro anulou o gol por falta de Guerra em Jair.
Atrás no placar, o Botafogo tentou acelerar, mas sem criatividade. Artur, que entrou no segundo tempo, levou perigo pela ponta-direita, mas sem transformar suas investidas em finalizações perigosas. A melhor chance veio nos acréscimos, quando Jair cruzou para Elias Manoel, que cabeceou firme, mas parou no goleiro.
Nos minutos finais, Igor Jesus foi expulso após receber dois amarelos seguidos, um por reclamação e outro por falta, complicando ainda mais a situação do time. Com isso, o Alvinegro estreou com derrota no torneio continental.
Apesar de ter tido uma estreia positiva contra o Palmeiras, ter também dominado o jogo contra a La U, o Botafogo não conseguiu transformar o controle em gols e provou toda a perversidade da Libertadores.
Em um momento do jogo, em que o Botafogo cansou um pouco, a Universidad de Chile aproveitou e fez algumas substituições cirúrgicas. Com isso, a La U começou a subir seu tempo com bola e, em um contra ataque fulminante, abriu o placar com Yorio.
A partir daí, o Botafogo se perdeu no jogo. Mesmo tendo oportunidades com Artur, não conseguiu empatar o confronto.
Nos acréscimos, a La U usou toda a experiência de competição e não teve mais jogo.
Agora, o Botafogo volta a campo no sábado (5), às 21h, para enfrentar o Juventude pela segunda rodada do Brasileirão. Já a Universidad de Chile visita o Magallanes pelo Campeonato Chileno no mesmo dia, às 17h30.
Respostas de 3