CBF debate mudanças no futebol
Conselho Nacional de Clubes, da CBF, discute rebaixamento e limite de estrangeiros a partir de 2027
No Conselho Técnico da CBF, duas propostas foram apresentadas para aprimorar o futebol brasileiro: a mudança na regra de rebaixamento e a limitação de estrangeiros por partida. O Conselho Nacional de Clubes, presidido por Marcelo Paz, terá um papel mais ativo, sendo responsável por avaliar os prós e contras antes de qualquer decisão.
Os presidentes dos clubes chegaram a um consenso inicial de que qualquer alteração só poderá ser implementada a partir de 2027. Em relação à limitação de estrangeiros, a proposta prevê o respeito aos contratos vigentes dos mais de 130 atletas estrangeiros que atuam na Série A.
O tema ganhou força recentemente, inclusive com o técnico da seleção brasileira masculina, Dorival Júnior, defendendo a redução no número de estrangeiros para ampliar oportunidades aos jovens formados nos clubes. A ideia inicial é diminuir o limite de nove para seis jogadores, com uma transição gradual para evitar impacto no planejamento dos times. Importante destacar que a restrição se aplica apenas aos relacionados para as partidas, sem interferência no número total de estrangeiros nos elencos.
Outra mudança em debate – e ainda mais polêmica – é a redução no número de rebaixados. Desde a adoção do sistema de pontos corridos, em 2003, o modelo passou por ajustes até se consolidar em 2006, com 20 clubes, dos quais quatro caem para a Série B e quatro sobem para a elite.
A revisão do número de rebaixados já foi discutida anteriormente no futebol brasileiro. O principal argumento contra o atual modelo é a alta taxa de descenso, que representa 20% dos times da competição (4 em 20), um índice elevado quando comparado às principais ligas europeias. Caso seja aprovada, a mudança valerá para todas as divisões do futebol brasileiro masculino.
Para debater essas questões, foram escolhidos representantes dos clubes da Série A, incluindo Vasco, São Paulo, Internacional, Fortaleza, Fluminense, Flamengo e o Palmeiras (como convidado). Na próxima semana, os representantes da Série B serão definidos durante o Conselho Técnico.