Corinthians vence, mas cai na Liberta
Corinthians bate Barcelona, mas fica fora da fase de grupos da Libertadores
O Corinthians venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0 nesta quarta-feira (12), na Neo Química Arena, no jogo de volta da Fase Preliminar 3 da Pré-Libertadores. Os gols foram marcados por Félix Torres e Carrillo. Apesar do triunfo, o Timão não conseguiu reverter a desvantagem de três gols do jogo de ida e foi eliminado da competição continental.
A missão do Corinthians era difícil: vencer por três gols ou mais, após a derrota por 3 a 0 no Equador. Ramón Díaz montou um time ofensivo e fez mudanças ainda no primeiro tempo, mas não foi o suficiente. Agora, o Corinthians se prepara para disputar a Copa Sul-Americana.
Logo no início, o Timão teve a primeira chance: Matheuzinho fez o lançamento, Yuri Alberto cabeceou, mas a bola passou para fora. O Barcelona de Guayaquil equilibrava a partida, e o Corinthians enfrentava dificuldades para criar novas oportunidades.
Aos 20 minutos, Gustavo Henrique cabeceou e obrigou o goleiro Contreras a uma boa defesa. Em seguida, Carrillo finalizou de primeira, após lançamento de Garro, levando perigo ao gol equatoriano. O Timão cresceu no jogo e quase marcou com Yuri Alberto, que, após cruzamento de Matheuzinho, viu Contreras evitar o gol. O atacante ainda arriscou de fora da área, mas foi novamente barrado pelo goleiro. Memphis também tentou de longe, mas a bola passou raspando a trave. Aos 30 minutos, Ramón Díaz fez uma mudança ofensiva: Romero entrou no lugar de Raniele.
A insistência do Timão surtiu efeito no final da primeira etapa. Garro cobrou escanteio, Félix Torres subiu e cabeceou para o gol. O primeiro tempo terminou com vantagem mínima para o Corinthians.
No segundo tempo, o Corinthians voltou a pressionar o Barcelona de Guayaquil. Aos 16 minutos, Leonai foi expulso após derrubar José Martínez em um contra-ataque, recebendo o segundo cartão amarelo. Com o tempo, o Timão se desorganizou na busca pelo segundo gol.
O Corinthians teve mais chances, com Memphis chutando de fora da área e Gustavo Henrique cabeceando com perigo. Aos 39 minutos, Garro cobrou escanteio, Gustavo Henrique cabeceou e Carrillo empurrou para o gol. Após revisão no VAR, a arbitragem validou o gol, que inicialmente havia sido anulado.
Nos minutos finais, Memphis teve a última grande chance do Timão, mas isolou um voleio após boa jogada na lateral. Matheuzinho também desperdiçou um chute na área. A partida terminou com a eliminação alvinegra.
O sorteio dos grupos da Libertadores será realizado na segunda-feira (17), com o Barcelona de Guayaquil no Pote 4. Agora, o foco do Timão é o torneio estadual, com o duelo contra o Palmeiras no domingo (16), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pela final do Campeonato Paulista.