Mineiro 2025: Só Restam Quatro
Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG e Tombense lutam por vaga na final do Mineiro

O regulamento do Campeonato Mineiro gerou discussões, especialmente quanto à lógica adotada para a classificação. Um dos maiores questionamentos foi a situação do Cruzeiro, que, com um aproveitamento abaixo dos 50%, conseguiu se classificar, conforme o regulamento. A classificação definiu as semifinais com os confrontos entre Atlético-MG e Tombense e entre América-MG e Cruzeiro. Dentre os quatro semifinalistas, o América-MG e a Tombense foram os times que demonstraram maior consistência, garantindo o direito de decidir o segundo jogo da semifinal em seus domínios.
CRUZEIRO E ATLÉTICO-MG
Nos últimos anos, o Atlético-MG tem levado vantagem sobre o Cruzeiro, que ainda tenta se reerguer após as administrações turbulentas do passado. O clube se transformou em uma SAF e foi vendido ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que pouco tempo depois passou o controle para Pedro Lourenço. Desde então, Pedrinho iniciou um processo de reformulação, trazendo uma grande injeção de recursos e reforços como Cássio, Fabrício Bruno, Dudu, Gabigol e outros. Esses jogadores ainda buscam recuperar o bom futebol do time.
Dudu e Gabigol: os nomes do Cabuloso
Enquanto isso, o Atlético-MG passou por uma reformulação mais gradual, mas igualmente significativa. Em 2024, o Galo esteve perto de conquistar títulos importantes, chegando à final da Libertadores e da Copa do Brasil, mas perdeu ambas. No Brasileirão, a equipe teve um desempenho abaixo das expectativas e ficou distante da classificação para a Libertadores. Após as derrotas, o Atlético diagnosticou a falta de um elenco à altura do time titular. Sem elenco, é difícil disputar uma temporada de 70 jogos.
Com isso, o Atlético-MG vendeu seu atacante Paulinho e usou os recursos para reforçar a equipe, trazendo Cuello, Junior Santos, Rony, e contratando Natanael e Caio Paulista para melhorar as laterais.
Junior Santos é o principal reforço do Galo pra 2025
AS SEMIFINAIS
Hulk após golaço contra Tombense
Os primeiros jogos das semifinais já indicaram um possível viés para a decisão do campeonato. O Atlético-MG venceu a Tombense com um desempenho destacado de Hulk, que marcou dois gols, sendo um deles um golaço de falta. Com essa vitória, o Galo vai para o jogo de volta com uma vantagem confortável e pode até perder por um gol de diferença e ainda assim garantir a classificação.
Gabigol no clássico
Já o confronto entre América-MG e Cruzeiro terminou empatado. O Cruzeiro, mais uma vez, mostrou um futebol sem criatividade, enquanto o América-MG se manteve competitivo, apesar de suas limitações.
Agora, os quatro clubes se preparam para os jogos decisivos que definirão os finalistas do Campeonato Mineiro de 2025. O jogo de volta entre Tombense e Atlético-MG será na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, enquanto o confronto entre América-MG e Cruzeiro, que pode acontecer no Mineirão, ainda não tem data e horário definidos.
As semifinais não são apenas uma batalha entre quatro clubes, mas um teste crucial para as aspirações de título. Caso o Atlético-MG avance, o time se apresenta como um dos favoritos, com a vantagem de contar com um elenco reforçado e jogadores experientes, como Hulk, que demonstram poder de decisão. Já o América-MG, mesmo com limitações, tem se mostrado uma equipe difícil de ser superada, o que garante que qualquer adversário precisará de grande desempenho para garantir a vitória.
Por outro lado, a classificação de Cruzeiro ou América-MG colocaria uma grande história de superação na final, visto que ambos têm enfrentado altos e baixos ao longo da temporada. Se o Cruzeiro recuperar sua forma, a equipe pode surpreender e causar um grande impacto no campeonato.
A final é uma incógnita. No entanto, seria muito bom que o Cruzeiro e o Atlético-MG se classificassem e promovessem um clássico de bastante rivalidade na final de um dos campeonatos regionais mais importantes do país.