Palmeiras vence clássico no fim
Com gol nos acréscimos, Palmeiras supera São Paulo e mantém liderança no Brasileirão
Palmeiras e São Paulo fizeram um clássico eletrizante na Arena Barueri, na noite deste domingo (11). Com emoção até os últimos instantes, o Verdão arrancou a vitória por 1 a 0 com gol de Vitor Roque nos acréscimos, garantindo a permanência na liderança da competição com 19 pontos. O Tricolor, por outro lado, amarga a 16ª colocação, com apenas 9 pontos, a dois da zona de rebaixamento.
O técnico Abel Ferreira optou por poupar alguns jogadores e fez alterações no ataque. Facundo Torres começou no banco após 26 partidas seguidas como titular, enquanto Paulinho ganhou uma chance desde o início. Já Vitor Roque foi preservado e Flaco López iniciou o jogo. Do lado são-paulino, Lucas Moura foi a principal ausência, enquanto Oscar ficou no banco.
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio e muita marcação. O Palmeiras teve mais posse de bola e tentou agredir pelo lado direito com Ríos e Estêvão, que infernizaram a defesa tricolor, mas o último passe ainda falhava. O São Paulo apostava em contra-ataques, sem grande efetividade. A principal chance da etapa inicial veio nos minutos finais, quando Estêvão arriscou de fora da área e assustou o goleiro Rafael.
Na volta do intervalo, o Verdão manteve o ímpeto ofensivo. Flaco López e Paulinho criaram boas chances logo nos primeiros minutos, obrigando o goleiro Rafael a trabalhar. O São Paulo respondeu com Ferreira, que finalizou forte e exigiu bela defesa de Weverton.
O jogo ficou mais aberto, com oportunidades para ambos os lados. Oscar chegou a sair cara a cara com Weverton, mas parou no goleiro alviverde. Do outro lado, o Palmeiras seguia mais perigoso com Felipe Anderson e Estêvão, que protagonizaram boas jogadas pelas pontas.
Já nos acréscimos, o Verdão foi premiado pela insistência. Vitor Roque, que havia entrado na segunda etapa, mostrou oportunismo. Após jogada pela esquerda e rebote de Felipe Anderson, o camisa 9 pegou firme e mandou para as redes, levando os quase 30 mil torcedores presentes ao delírio. O VAR confirmou o gol e selou a vitória palmeirense no clássico paulista.
Próximos desafios: foco na Libertadores
Agora, as duas equipes voltam suas atenções para a Copa Libertadores da América. O Palmeiras, com 100% de aproveitamento e já classificado no Grupo G, recebe o Bolívar nesta quinta-feira (15), às 19h, no Allianz Parque. Já o São Paulo encara o Libertad na quarta-feira (14), às 21h30, no Morumbis, em confronto decisivo pela quinta rodada do Grupo D.